top of page

História

Nossa Jornada

• 1969 – Nasce a Natura.

• 1974 – Optamos pela venda direta, reconhecendo a força do contato pessoal e das relações para levar nossos produtos à casa de mais consumidores.

Foi a crença na força e na riqueza das interações humanas que influenciou nosso modelo de negócio. A venda direta constitui uma rede viva de relações, em que ouvimos para aperfeiçoar cada vez mais o nossos produtos e serviços e compartilhar nossas crenças e valores. A Consultoria é uma atividade de potencial empreendedor, que proporciona geração de renda a milhões de pessoas, possibilita o desenvolvimento e geração de valor, em um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável.

• 1979 – Sr. N inaugura segmento de produtos para os homens, novidade para a época.

• 1983 – Coerente com nosso compromisso de equilíbrio com a vida no planeta, fomos a primeira empresa de cosméticos a oferecer refil de produtos.

– Óleo Sève, um óleo para banho até então inexistente no mercado, que promove uma experiência sensorial de prazer e autoconhecimento.

• 1984 – Surge o sabonete Erva-Doce, outro clássico da Natura.

• 1986 – Respeitando a beleza sem estereótipos, surge a linha Chronos, reconhecida por valorizar a mulher bonita de verdade.

• 1990 – Explicitamos nossas Crenças e nossa Razão de Ser, tornando mais claros e compreensíveis nossa forma de atuar e nosso compromisso com a sociedade.

• 1993 – Linha Mamãe e Bebê é lançada com a proposta de incentivar o toque e o vínculo entre mães e filhos.

• 1994 – Iniciamos nossa operação na Argentina, um grande passo para nossa internacionalização.

• 1995 – Criamos o Crer para Ver, linha de produtos não cosméticos cujo lucro é revertido para ações de educação. A iniciativa também envolve Consultoras e Consultores, aliados na divulgação e na venda dos itens ao mesmo tempo em que geram reflexão sobre o tema.

– Essencial, perfume de padrão internacional e com foco no relacionamento homem-mulher.

 • 1996 – Novamente celebramos a mulher bonita de verdade ao utilizarmos mulheres reais nas campanhas de Chronos, combatendo o estereótipo da beleza.

• 1999 – Iniciamos relação com comunidades tradicionais para fornecimento de insumos da sociobiodiversidade, inovação na forma de fazer negócios nos relacionando diretamente com pequenos agricultores e famílias extrativistas que tiram dos frutos da biodiversidade o seu sustento.

• 2000 – Lançamos a linha Ekos, apoiada na valorização da cultura, da tradição e da biodiversidade brasileiras. Inaugura-se aí nossa trajetória de aprendizado e trabalho conjunto com as comunidades tradicionais da floresta para obter os insumos que utilizamos e auxiliar na estruturação de cadeias sustentáveis de extração de recursos da biodiversidade.

• 2004 – Natura abre capital na BM&FBovespa.

• 2005 – O Movimento Natura é criado para incentivar as CNs a se engajarem em causas socioambientais, atuando como agentes de transformação nas comunidades onde vivem.

– Valorização da cultura brasileira com criação do Natura Musical, que apoia e investe nos talentos do país.

• 2006 – A Natura passa a realizar testes com material sintético, encerrando as pesquisas com animais.

• 2007 – Em mais um passo para reduzir seu impacto ambiental, a Natura lança o Programa Carbono Neutro e se compromete com metas ousadas de redução das emissões CO2 em toda a cadeia produtiva.

– Criamos a Tabela Ambiental que apresenta dados de origem e impacto das formulações e embalagens de nossos produtos. Uma novidade no mercado, a inciativa auxilia na comunicação da sustentabilidade e ajuda a sensibilizar para a causa.

• 2008 – Para estreitar o relacionamento com Consultoras e Consultores, implantamos em todo o Brasil o modelo Consultora Natura Orientadora (CNO).

• 2010 – Criamos o Instituto Natura para ampliar nossa contribuição à melhoria da educação pública.

– Intensificamos a atuação internacional e nosso posicionamento na América Latina com produção local na Argentina, Colômbia e México. Outros países que formam nossas Operações Internacionais são Chile e Peru.

– Unindo empreendedorismo e consciência socioambiental, lançamos um modelo comercial inovador no México, no qual Consultores e Consultoras evoluem por meio das vendas e do engajamento em ações socioambientais.

• 2011 – Lançamos o Programa Amazônia, que almeja tornar a região um polo de inovação, tecnologia e sustentabilidade.

• 2012 – A Natura adquire a marca australiana Aesop, presente nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia. Com a associação, unimos a Natura a uma marca de alcance global e ampliando nossa presença internacional. A afinidade com a Essência da Natura aproximou as duas empresas.

– Inauguramos o NINA (Núcleo de Inovação Natura na Amazônia), em Manaus (AM), para fomentar ciência e tecnologia em rede, e avançamos na construção do Ecoparque, em Benevides (PA), que abrigará nova fábrica e espaço para empresas interessadas no uso sustentável da sociobiodiversidade.

– Início da operação do Centro de Distribuição São Paulo, mais moderno e tecnológico, adaptado para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual, promovendo inclusão social.

• 2013 – Criamos a linha SOU, que inova ao promover a reflexão sobre consumo consciente desde a concepção do produto, do processo de produção (que reduz o impacto ambiental da matéria-prima ao pós-consumo) e da comunicação com os consumidores finais.

– Reduzimos um terço das emissões de gases de Efeito Estufa (GGE, na sigla em inglês) alcançando um compromisso assumido em 2007.

• 2014 – Inauguramos o Ecoparque em Benevides (PA), um complexo industrial que pretende gerar negócios sustentáveis a partir da sociobiodiversidade amazônica e impulsionar o empreendedorismo local.

bottom of page